Daniel Raposo

Daniel Raposo (Phd in Design) é designer de comunicação, docente de ensino superior e investigador na área do Design e Branding, especificamente no Design de Identidade Visual de Marca.

Nasceu em Bourges, França, mas cresceu em Ribeiro de Eiras, Almaceda e dedica-se ao estudo do design desde 1993, depois de 1999 à sua prática e ao seu ensino desde 2002.

É doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa com a Tese “A letra como signo de identidade Visual Corporativa”. Aqui desenvolve investigação Pós-Doutoramento “Análise de Marcas Gráficas: Marcas portuguesas de produtos alimentares destinados à exportação".

Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produto pela Universidade de Aveiro, com a dissertação "Gestão de Identidade Corporativa: do signo ao código".

Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, especialidade Design Gráfico e Publicidade na ESTG do IPPortalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco.

Membro fundador do RETHINK – Grupo de Investigação em Design para o Território, que coincide com o Pólo de Castelo Branco do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade de Lisboa, onde é membro integrado desde 2012.

Reside em Castelo Branco onde é docente na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. E tem colaborado em ciclos de estudos, nomeadamente o Doutoramento em Media Artes da UBI, o Mestrado em Design de Identidade Digital do IPPortalegre, o Mestrado em Design Gráfico e Interface da UP Salamanca; No “MasterBrand Internacional de Identidad, Estrategia y Gestión de Marcas” do Joan Costa Institute e Akali; no Dottorato in Design e Innovazione, da Seconda Università di Napoli; e na Licenciatura em Design da FA da Universidade de Lisboa.

Em termos de investigação, desenvolvimento e inovação no território salienta-se a sua integração em cinco projetos, já concluídos, que relacionam escola, artes e desenvolvimento social e urbano; inovação agroalimentar por via do design; a valorização do património artístico entre o Zêzere e o Tejo e criação de rotas turísticas; aplicações dermobiotecnológicas e azeites de montanha na região Beiras e Serra da Estrela.

Dos seus livros mais recentes destacam-se “Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand” (Cambridge Scholars Publishing e Experimenta); “Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness with Innovative Design Principles” (IGI-Global); e “Perspective on Design: Research, Education and Practice” (Springer).